sábado, 28 de maio de 2011

Grávidas e lindas

  
Desde a concepção até a amamentação do bebê, o corpo da mãe passa por várias transformações para adapta-se a esta nova vida. Neste período certamente ocorrerão alterações emocionais, uma vez que esta fase é  uma das  experiências de vida mais marcantes para a mulher. Sabendo disso o Grupo Dose de Alegria trás algumas informações  valiosas para contribuir com uma  gestação tranquila e linda.

Cheque algumas dicas!




A gestante pode tingir cabelos?
Embora não existam até o momento estudos conclusivos sobre este assunto, a utilização de produtos químicos (tinturas de cabelo ou similares) nesta fase não é recomendada, pois o contato destas substâncias com o couro cabeludo pode levá-las à circulação sanguínea e, consequentemente, ser tóxico ao feto. Porém você grávida que não quer abrir mão de uma mudança no visual é bom fazê-lo sobre os cuidados de especialista, e tomando o cuidado de não misturar  cosméticos e fazê-lo de forma que ele não entre em contato com o couro cabeludo. Mesmo com todos estes cuidados, esse tipo de  procedimento não deve ser realizado antes de 14-16 semanas de gestação.

A gestante pode consumir bebidas alcoólicas?


O álcool é prejudicial ao bebê e, portanto, não deve ser consumido durante a gravidez. O álcool ingerido pela gestante atravessa a barreira placentária, o que faz com que o feto esteja exposto às mesmas concentrações do sangue materno. Porém, a exposição fetal é maior, devido ao metabolismo e eliminação serem mais lentos, fazendo com que o líquido amniótico permaneça impregnado de álcool não modificado (etanol) e acetaldeído (metabólito do etanol).







Posso usar salto alto?
Essa é uma das perguntas que muitas grávidas mais perguntam. A resposta é não; porque à medida que  a barriga cresce o "ponto de equilíbrio" da mulher também se modifica. Por isso é recomendável dar preferências aos sapatos confortáveis de salto baixo e de base larga, evitando assim a chance de quedas.


O que fazer para diminuir o inchaço das pernas?
Durante o dia, procure usar meias elásticas de média compressão, apropriadas para gestantes. Sempre que possível, também procure manter os pés elevados. Na hora de dormir, procure dormir deitada para o lado esquerdo, pois esta posição favorece a circulação sanguínea diminuindo assim o inchaço.
Quanto tempo após o parto pode-se ter relações sexuais?
Seja parto normal ou cesariano é recomendável que a mulher retorne às atividades sexuais apenas após 40 dias do nascimento do bebê, época em que o organismo já estará bem recuperado.

O Grupo Dose de Alegria espera que essas dicas possam ajudar às mamães e futuras mães a ter uma boa gestação com: qualidade, conforto e muito amor. 

Grupo Dose de Alegria levando uma dose de humor com informação, pra você.



Fontes: Cartilha Bayer Schering Phama ,2007, código: 17006965
              http://somosdivas.blogspot.com/2010/10/gravidas-e-belas-cuidados-de-beleza.html
              http://boaforma.abril.com.br/fitness/body-mind/mamae-saudavel-bebe-feliz-509263.shtml?foto2
              http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbgo/v27n7/a02v27n7.pdf
              http://diariodetreinante.com.br/site/cuidados-na-gestacao/gravidez-e-inchaco/

sábado, 21 de maio de 2011

ALEITAMENTO MATERNO



Benefícios do Aleitamento Materno
O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos.  É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.


Benefícios para o bebê 

- O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.
- Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.
- Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.
- A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Benefícios para a mãe 

- Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
- Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto.
- Reduz o risco de diabetes.
- Reduz o risco de câncer de mama e de ovário.
- Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.
 
 

Amamentação: muito mais que alimentar a criança. 
Um vídeo sobre a importância da amamentação foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com o Ministério da Saúde.
O filme de vinte e dois minutos é voltado tanto para mães gestantes e que estejam amamentando, como para profissionais de saúde. Lançado em dezembro de 2009, o filme dá dicas de como amamentar, os cuidados com a mama desde a gravidez e traz ainda depoimentos de mães que amamentaram seus filhos, como Cássia Kiss, Claudia Leite e Maria Paula. Ao final, uma série de perguntas e respostas tira as dúvidas sobre o assunto. O filme foi produzido em Feira de Santana (BA) com mães usuárias dos hospitais do SUS, das unidades básicas de saúde e de clínicas privadas.




fontes: imagem amamentação: http://blogdoisraelbatista.blogspot.com/2011/04/medicina-e-sabedoria-popular.html - 21/05/2011 às 18:00;

sábado, 14 de maio de 2011

Maternidade Solidária: Grupo Dose de Alegria: Engravidei, e agora?

Maternidade Solidária: Grupo Dose de Alegria: Engravidei, e agora?: "A gravidez certamente é o período em que a mulher exige uma maior demanda nutricional e, a fim de manter o crescimento saudável do bebê e n..."

Engravidei, e agora?


A gravidez certamente é o período em que a mulher exige uma maior demanda nutricional e, a fim de manter o crescimento saudável do bebê e nutrir seu próprio corpo, a gestante realiza uma dieta rica em proteínas, carboidratos, leguminosas, verduras e frutas sempre acompanhada pelo seu médico obstetra, que irá informar se seu peso está adequado ao desenvolvimento de órgãos e tecidos do bebê. Foi pensando desta forma e sempre na responsabilidade de passar as informações corretas, que o grupo Dose de Alegria exibe logo mais abaixo tópicos da cartilha Saúde da Gestante retirada do endereço eletrônico da Santa Casa de Saúde de Belo Horizonte.


PRÉ-NATAL

Após o diagnóstico da gravidez, a mulher deve iniciar o Pré-Natal. Trata-se do acompanhamento médico dado à gestante para verificar e diagnosticar doenças e alterações que possam comprometer a saúde materna e fetal.

DIETA PARA GESTANTES

A gestante deve manter uma alimentação saudável. O ganho de peso ideal da mãe é de 10 a 12 quilos durante toda a gravidez. É recomendável fazer 6 refeições ao dia, devendo comer pouco por vez. Assim, seu estômago trabalhará com calma, propiciando uma boa digestão e diminuindo a chance da gestante ter azia.

GESTAÇÃO

Logo no início da gestação, o organismo da mulher sofre uma verdadeira inundação hormonal de estrógeno e progesterona. Esse fluxo hormonal afeta, no primeiro trimestre, a área do cérebro que comanda as emoções, tornando a maioria das gestantes mais sensíveis, emotivas e chorosas. A gestação modifica todo o metabolismo feminino. O aumento na produção de progesterona causa sono e letargia, comum na fase inicial da gravidez, além de diminuir o desejo sexual. Por outro lado, algumas funções aceleram no organismo, como respiração e batimentos cardíacos. Essas exigências extras causam cansaço, por isso durma o máximo que você puder. Para evitar a prisão de ventre, tome bastante líquido e coma ameixas secas e cereais ricos em fibras. Jamais use laxantes. Este tipo de medicamento pode ser abortivo. Quanto aos gases, exercícios leves, como caminhadas e hidroginástica, podem ajudar. Use protetor solar para prevenir as temidas manchas escuras na pele, comuns na gestação. As manchas são provocadas devido a uma maior pigmentação da pele causada pela circulação intensa de melanina. Use sempre hidratante para reduzir a incidência de flacidez na pele. Tenha sempre com você frutas e biscoitos integrais, para evitar as tonturas causadas pelo jejum prolongado. Mantenha-se sempre hidratada, ingerindo líquidos em grande quantidade. Algumas mulheres sofrem com enjôos e vômitos, nos três primeiros meses da gestação. Em geral, o enjôo ocorre com mais freqüência pela manhã. Para evitá-lo, tenha sempre um pacote de bolachas água e sal ao lado da cama e coma algumas antes de se levantar. Também evite cheiros fortes, comidas condimentadas e nunca fique de estômago vazio. Procure praticar exercícios físicos adequados para mulheres grávidas. Caso você seja sedentária, consulte o seu médico. Nos últimos meses da gestação, pés e pernas costumam inchar muito. Para amenizar o desconforto, faça massagem linfática. Procure também manter os pés durante 15 ou 30 minutos em posição confortável, ligeiramente mais elevados do que o resto do corpo.

PARTO NORMAL

O parto normal traz inúmeros benefícios à parturiente e ao bebê, além de possibilitar a recuperação mais rápida da mulher e maior facilidade no início da amamentação, por estimular, naturalmente, os hormônios responsáveis pela produção do leite materno. pelo canal vaginal e na expulsão natural do líquido dos pulmões.Além de contribuir para a diminuição de problemas à saúde da gestante e do recém-nascido, o parto normal possibilita o contato imediato da mãe com o fi lho e ajuda no amadurecimento final dos pulmões, que ocorre na passagem do bebê

ALEITAMENTO MATERNO

O leite materno contém todos os nutrientes de que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida. Por isso, não é necessário dar água, suco, chá, sopa e fruta para ele. Para uma amamentação tranqüila, procure sempre amamentar em um ambiente calmo, sem muito barulho ou agitação. Escolha uma posição que seja confortável para você e para seu filho. Relaxe. Limpe o seu seio com um chumaço de algodão embebido no próprio leite materno. Segure o bebê com um dos braços e ofereça o seio para ele. Depois, com uma das mãos, aperte suavemente o bico do seio próximo à boca da criança. Isso irá estimular a sucção. Durante o período de amamentação, elabore um cardápio que inclua vitaminas, proteínas e sais minerais. Coma muitas fibras, frutas, legumes, verduras e proteínas. Leite e líquidos são fundamentais nessa fase. A mãe que está amamentando deve tomar de 1,5 a 2 litros de água, ou líquidos, por dia.

fonte:
Imagens: http://dominador.net/estou-gravida-e-agora - 11/05/2011 - 20:43;

domingo, 8 de maio de 2011


fonte:http://www.www.dicasdepresentes.com
 O Grupo Dose de Alegria deseja a todas às mães um "FELIZ DIA DAS MÃES".

Mãe,

Para liderar uma casa
Deus a fez mulher
Mas para edificar um lar
Deus a fez mãe

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Refluxo: como isso pode afetar o seu bebê



O refluxo gastroesofágico, é caracterizado pelo retorno da comida para o esôfago podendo chegar até a boca. Isso ocorre quando o esfíncter esofágico inferior, que é uma válvula composta de musculatura lisa responsável pelo fechamento do esôfago, não funciona corretamente. A figura ao lado mostra o esquema de funcionamento do sistema de válvulas no estômago.
Nas gestantes esses eventos podem acontecer devido à pressão exercida pelo feto sobre essa válvula, por isso as azias e vômitos durante esse período. Já nos bebês o refluxo ocorre por que esse conjunto de músculos ainda não está maduro e por isso pode não funcionar como deveria. Conforme o tempo passa essa válvula vai melhorando suas funções e até um ano de vida a maioria dos bebês já não apresentam mais o problema. Os sintomas mais comuns são: regurgitação de leite depois da amamentação, soluços ou tosse. Mas como esse é um evento comum e só deve haver preocupação caso o bebe apresente: dificuldade de ganhar peso, choro e irritação depois da alimentação, vômitos frequentes e muita tosse. Nesse caso é indicado que se procure um pediatra para que ele possa orientar sobre a melhor forma de tratar o problema. Uma das primeiras medidas de prevenção é:






Manter o bebê ereto após a alimentação, para evitar que a comida retorne, e aumentar o número de vezes que ele mama, para diminuir o volume de alimento no estomago, são medidas simples que podem ser empregadas para evitar o refluxo.













                                                                      



Na hora do sono a posição mais indicada é a de supinação, ou seja, de barriga para cima. Porque o bebê tem maior facilidade de respirar, já que a pressão sobre a barriga é diminuída, minimizando a possibilidade de regurgitação. E mesmo que o refluxo ocorra pois, como a cabeça do bebê fica de lado, ele ainda pode expelir o alimento. Ao lado, foto da campanha da Pastoral da Criança lançada no ano de 2010 em parceria com a CNBB indicando a maneira correta de pôr o seu bebê para dormir.

Como já foi dito o problema normalmente desaparece até o primeiro ano de vida da criança. Mas é preciso ficar alerta aos sintomas, pois, quando não tratado o refluxo pode trazer complicações, dentre elas: pneumonia, sinusite, otite, tosse noturna ou esofagites (inflamações na mucosa do esôfago). O ácido presente no estômago também pode prejudicar o esmalte dos dentes.
Mas calma, nada de paranóia! É só observar seu bebê e levá-lo regularmente ao médico para acompanhamento. E só para reforçar: o refluxo é um evento normal em crianças de até um ano e some sozinho na maioria dos casos.

fontes:  
http://brasil.babycenter.com  data: 03/05/2011 às 20:02;
http://boasaude.uol.com.br data: 03/05/2011 às 21:14;
http://www.cuidadoscombebe.com data: 03/05/2011 às 21:39 (imagem da mãe com BB no colo);
http://www.gbclassico.net data: 03/05/2011 às 21:45 (imagem esquemática do estomago);
http://www.blogdoalbertinho.com.br/?p=1617 data: 04/05/2011 às 17:15 (imagem campanha Pastoral da Criança e CNBB).