quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Autoritarismo" nas crianças

O autoritarismo é um estilo de educação parental em que as regras são impostas pelos pais de uma forma rígida, não havendo margem para qualquer negociação. Quando aqui é referido o autoritarismo das crianças, penso que o que está em questão é precisamente o facto de também elas quererem impor os seus desejos e reagirem negativamente quando são contrariadas. As birras são manifestações típicas das crianças quando são confrontadas com comportamentos de oposição por parte dos adultos. 
Por volta dos oito meses, sobretudo se a criança já começou a gatinhar, tendo por isso mais autonomia, vai começar a testar os limites. Se os pais disserem 'não', a criança vai sentir-se ainda mais aliciada a repetir o comportamento que foi alvo de repressão. Esta atitude das crianças gera frequentemente sentimentos de frustração e de desânimo nos pais porque, por um lado, é abalada a imagem de inocência que estes tinham delas e, por outro, passam a ter de supportar a irritação dos filhos, o que não é uma tarefa agradável.
Apesar de impor limites ser uma tarefa por vezes desgastante e cansativa, já que exige repetição e paciência, é fundamental para promover a capacidade de autocontrolo da criança, na medida em que a ajuda a estabelecer os seus próprios limites. Se os pais estabelecerem limites firmes mas carinhosos desde os primeiros anos de vida, ajudarão também a criança a reconhecer os seus sentimentos e aquilo que lhes está subjacente, a ter a perceção dos sentimentos dos outros, a desenvolver um sentido de justiça e ainda a descobrir a alegria de dar e até de fazer sacrifício em prol do bem-estar dos outros.

Para que todo este processo seja simplificado, é fundamental que as regras sejam claras e consistentes e que se adaptem às capacidades e necessidades de cada criança. É também importante que ambos os pais estejam de acordo com as regras estabelecidas e que façam avaliações e revisões regulares dessas mesmas regras e expectativas, uma vez que, à medida que a criança cresce, será necessário ajustar algumas delas.

Segundo Selma Fraiberg, perita em desenvolvimento infantil, "uma criança sem disciplina é uma criança que não se sente amada". Por esta razão, enfrente o autoritarismo dos seus filhos com determinação, pois só desta maneira estará a ajudá-los a crescer de uma forma saudável.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Meu Bebê Chora Muito, SOCORRO!!

Os pais desejam que suas crianças vão para cama sem resistência e durmam durante toda a noite e também desejam ansiosamente dormir 7 ou 8 horas ininterruptas de sono. Recém-nascidos, entretanto têm um limite algumas horas que toleram sem se alimentar, usualmente são 4 ou 5. Perto de 2 meses de idade, cerca de 50% dos bebês que tomam mamadeira dormem durante toda noite. Por volta dos 4 meses, a maioria destas crianças adquiriram esta capacidade. A maioria dos bebês que mamam no peito podem  dormir a noite toda perto dos 5 meses de idade.


Grupo Dose de Alegria trás algumas dicas  se quiser ensinar ao seu bebê que a noite de sono é uma hora especial para dormir, que o berço é onde deve ficar e que pode voltar a dormir sozinho.


Recém-nascidos
1. Coloque o bebê no berço enquanto estiver sonolento, mas acordado.

2. Segure o bebê quando estiver chorando muito os primeiros 3 meses.
 3. Carregue o bebê por pelo menos 3 horas por dia enquanto não estiver                                    chorando
4. Não deixe o bebê dormir por mais de três horas consecutivas durante o dia.
5. Reserve nos intervalos de alimentação durante o dia pelo menos 2 horas para recém-nascidos.
6. Faça alimentações no meio da noite breves e tediosas.
7. Não acorde o bebê para trocar fraldas durante a noite.

As exceções para esta regra são as fraldas sujas com evacuações ou quando estiver tratando uma alergia à frauda. Se tiver que trocar o bebê, use o mínimo de luz possível (por exemplo, uma lanterna), faça isso silenciosamente e destraia-o.


8. Não deixe o bebê dormir na sua cama.
9. Dê a última alimentação na hora de você dormir (10 ou 11 da noite).




FONTE: http://www.universodobebe.com.br/site/sono.php
             Sociedade Brasileira de Pediatria
            Imagens:http://nickmartins.com.br/atualidades/?tag=porque-crianca-chora
                         http://www.google.com.br/imgres?

sábado, 18 de junho de 2011

Escolhendo o nome do bebê...

Escolher o nome do bebê é uma tarefa difícil, mas ao mesmo tempo divertida. As opções são tantas...
É uma opção para a vida inteira e muitos pais querem ser originais, mas sem cair na esquisitice. Além de tudo você vai ouvir todo tipo de palpite po parte de parentes, amigos e até de estranhos.


POR ONDE COMEÇAR?

Há muita coisa para levar em conta na hora de decidir o nome do bebê: agradar a família, fugir de apelidos embaraçosos e evitar nomes que
 remetam a lembranças ruins. Veja alguns pontos para se ter em mente:
  • Repita, repita, repita...: Antes de tomar sua decisão, repita o nome centenas de vezes em várias entonações.Diga em voz alta o nome completo do seu filho, com nome e sobrenome. Como ele soa? O nome combina com o sobrenome? Cuidado com trocadilhos, mesmo que eles pareçam bonitnhos na hora. Lembre-se de que seu filho vai conviver com eles para o resto da vida.
Se você tem mais de um filho, uma dica: experimente gritar os dois nomes juntos, como se estivesse chamando as crianças para toamr banho. Se a língua enrolar fácil, pense duas vezes. Chamar os nomes em voz alta será umas das coisas que você mais fará na vida!!!
  • Homenagens: Há famílias que escolhem o nome de acordo com a preferência religiosa, e há outras que têm tradições como a de dar o nome do pai ao primogênito, criando os Júniores, Filhos e Netos. Se você concorda com a tradição, ótimo. Se não, não deixe que familiares imponham uma escolha que não é a sua. Converse com seu companheiro que é o principal envolvido nessa escolha.
  • Significado: No dia a dia, pouca gente vai pensar no siginificado do nome do seu filho, mas vale a pena levar o siginificado em conta, na hora de escolher o nome do seu bebê. O ideal é que ele soe algo positivo para você. Afinal o nome é sempre o que causará a primeira impressão nas pessoas.
  • Leve a grafia em consideração: Se o nome escolhido tiver uma grafia pouco habitual, caberá ao seu filho (coitado!) corrigi-la a todo instante. Por outro lado se o nome é facilmente encontrado a grafia diferente poderá torná-lo menos trivial.
Confira uma pequena lista com os significados de alguns nomes que você pode dar ao seu bebê:

Meninas:    
  • Yasmin - Bela como a flor do jasmim. Flor branca. Flor que possui um intenso e doce aroma.
  • Júlia - Cheia de energia.
  • Sophia - A que tem sabedoria.
  • Alice - Real, verdadeiro. Mulher que é verdadeira.
  • Nicole - A vitória do povo.
  • Beatriz - Aquela que faz os outros felizes. Mostra uma pessoa disposta, cheia de alegria e felicidade.
  • Ana - Cheia de graça, a benéfica.
  • Sara - Princesa, dama.
  • Amanda - Digna de ser amada.
  • Fernanda - Guerreira audaz, guerreira da paz.



Meninos:
  • Davi - O amado, predileto.
  • Heitor - Defensor do seu, o que protege.
  • Nicolas - A vitória do povo.
  • Luca - Nascido com a manhã, nascido com o dia.
  • Samuel - Deus escutou.
  • Breno - Dirigente, chefe.
  • Nathan - Presente de Deus.
  • Rodrigo - O príncipe afamado, o chefe ilustre.
  • Pablo - Pequeno.
  • Ricardo - Rei forte ou rei valente.

Fonte:
(acessado em 18 de junho de 2011) 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

EXERCÍCIOS DURANTE A GRAVIDEZ

A prática de exercícios físicos é recomendada para a maioria das gestantes com benefícios tanta para a mulher quanto para o bebê, tais como, a diminuição das complicações obstétricas, controle do ganho de peso da mãe, atuação no estado psicológico e diminuição da depressão e do estresse. Alguns cuidados devem ser tomados ao praticar as atividades físicas: usar roupas leves, evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar. Não se esqueça que o sol pode aumentar as manchas na pele da gestante, especialmente no rosto. Discuta o uso do filtro solar com seu médico.

As melhores atividades são feitas na água, como natação e hidrogisnática, pois evitam as forças gravitacionais, diminuem as dores lombares e o inchaço.

Yoga também é uma boa alternativa para manter o tônus muscular e melhorar a flexibilidade. Porém os exercícios podem ser contra-indicados em casos específicos, principalmente em mulheres com doenças cardíacas, trabalho de parto prematuro, feto com crescimento inadequado, entre outros. Portanto, a prática de atividades físicas vai depender da liberação ou não de um médico.



Algumas atitudes podem ajudar também na prevenção ou diminuição do inchaço: primeiro controle a ingestão de sal, que é um dos fatores de retenção de líquido, e faça caminhadas ou hidroginástica sobre orientação médica.

Fonte: Website de produto Bayer HealthCare Pharmaceuticals
imagem 3http://www.temmais.com/blog/superbem/?param=0909 - 10:17, 15/06/2011;

domingo, 12 de junho de 2011

Calorias extras necessárias


Você precisa de energia extra para suprir o crescimento e manutenção do feto e da placenta, a formação de novos tecidos maternos e a maior carga de trabalho do seu organismo nesta fase. No entanto, diferente do que muitos pensam, não são muitas as calorias adicionais necessárias! São apenas 300 calorias extras por dia, a partir do segundo trimestre apenas, que podem ser facilmente obtidas com uma tigela de frutas com iogurte e cereais, ou um sanduíche de atum.

Como os grupos de alimentos possuem propriedades nutricionais distintas é preciso escolher bem o que você irá incluir no cardápio.

O valor nutricional de alimentos que pertencem ao grupo das frutas, castanhas, cereais (principalmente os integrais), e dos produtos lácteos, contribuem não apenas com o fornecimento dessa energia, mas também com nutrientes importantes para este momento especial da gestação.

Grupo de Alimentos

Porções diárias

Tamanho da Porção

Leite e derivados

3--4

200 ml de leite ou
15g de iogurte ou
1 fatia de queijo branco

Carnes, aves, peixes e ovos

2

1 bife de carne bovina (100g) ou
frango ou
peixe ou
1 ovo

Leguminosas
(feijões)

1

1 concha de feijão, soja ou
lentilha

Frutas

3--5

1 copo de suco natural ou
1 fruta média, incluindo uma fonte de vitamina C: goiaba, acerola, laranja etc.

Vegetais
(verduras e legumes)

4--5

1/2 xícara (crus, cozidos ou refogados) ou
1 prato de sobremesa de saladas

Grãos, pães e cereais
(de preferência integrais)

5--9

2 fatias de pão de forma integral ou
1 pão francês ou
2 colheres (sopa) de aveia ou
1 xícara de cereais

Gorduras
(utilize com moderação e prefira as mono e polinsaturadas)

1--2

1 colher (sopa) de azeite de oliva ou
óleos vegetais e 1/2 colher (sopa) de margarinas

Folder "Alimentação da Futura Mamãe" – Bayer HealthCare Pharmaceuticals

fonte: http://www.estriasegravidez.com.br/gravidez/estou-gravida/alimentacao/calorias-extras-necessarias/calorias-extras-necessarias.php - 23:56; 11/06/2011

sábado, 11 de junho de 2011

Estrias: O que são? Porque e quando aparecem? Como prevenir? Mitos e verdades sobre estrias, as tão temidas pela maioria das grávidas.

O grupo Dose de Alegria procurando sempre deixar as futuras e já experientes mamães bem informadas traz esta semana um assunto que é muito discutido entre elas e seus obstetras após descobrir sua gravidez: as ESTRIAS. Então tire suas dúvidas de como evitar; o que são e como elas surgem. Para começar:


O que são estrias?

As estrias são uma resposta ao estiramento cutâneo. O que acontece é que as fibras elásticas e de colágeno que sustentam e dão resistência à pele se rompem e depois forma-se uma espécie de cicatriz. Além do crescimento rápido da barriga e dos seios, sabe-se que os hormônios que se multiplicam na gravidez influenciam o seu aparecimento.

Porque e quando aparecem?

Um dos maiores temores das mulheres na gestação, as estrias costumam aparecer à medida que você ganha peso e, sobretudo, na segunda metade da gravidez. Neste período, não apenas a superfície da pele estica, mas como, conforme a mamãe aumenta de tamanho, pequenas rupturas ocorrem nas camadas mais profundas da pele, o que ocasiona uma alteração do colágeno, que é o que dá elasticidade à sua pele. As estrias afetam 50-90% das gestantes e aparecem na segunda metade da gestação, ainda que podem também aparecer bem mais cedo. A maioria das mulheres desenvolve estrias já na primeira gravidez, ainda que também haja algumas que não desenvolvam estrias antes de gravidezes posteriores. A causa das estrias da gravidez (estrias por distensão) não é conhecida com exatidão, porém esta é relacionada com mudanças na força e elasticidade das fibras elásticas e de colágeno da pele. As estrias por distensão são associadas ao estiramento excessivo da pele, com aumento da tensão da mesma. Os hormônios (estrogênios, relaxina e glicocorticóides, principalmente) ocasionam mudanças estruturais na pele, que também diminuem a adesividade entre suas fibras de colágeno. A genética determina características importantes como a resistência e a flexibilidade da pele, e isto pode explicar porque algumas mulheres não são afetadas. Em mulheres na primeira gestação, há aparentemente 3 fatores de risco para o desenvolvimento de estrias severas: ser adolescente (pois tem peles mais frágeis e mais propensas à ruptura), grande aumento de peso (>15 kg) e peso elevado do recém-nascido. As estrias da gravidez, que tipicamente se apresentam em mulheres jovens saudáveis, frequentemente causam baixa auto-estima. Ainda que não signifiquem um risco à saúde, elas podem ter um alto impacto psicológico na mulher e ocasionar a busca por tratamentos dolorosos e caros, na maior parte das vezes sem resultados. Atualmente, as estrias são um problema para o qual não existe um tratamento estabelecido, ainda que muitas vezes caro e incômodo. Por isso, deve-se dar uma maior importância ao enfoque preventivo.

Como se pode prevenir  

Estria não se cura, se previne. A melhor arma para evitá-las, em primeiríssimo lugar, é a hidratação. Não tem muito jeito, você não poderá impedir que sua barriga cresça e sua pele estique. Por isso, o ideal é, assim que souber da gravidez, começar a usar cremes específicos para estrias - capazes de agir na derme e prevenir a ruptura das fibras de colágeno - diariamente, se possível duas vezes ao dia. Além do creme preventivo, a gestante deve também estar atenta ao ganho de peso e evitar que ele seja acima do recomendado (até 12 quilos). Engordar muito e em pouco espaço de tempo acarreta na distensão abrupta da pele possibilitando, assim, o aparecimento das temidas listrinhas indesejáveis. Contudo, ao pensar em usar um produto é importante que ele seja seguro para a mãe e para o bebê, com ingredientes já testados para a ocasião e indicados por um profissional. A prática de exercícios moderados e adoção de uma dieta equilibrada – sem exagerar nas frituras, no sal, nas gorduras trans, nos refrigerantes e nos doces – são também formas importantes de prevenir as estrias e de garantir uma gravidez tranquila. Como coadjuvantes, evitar produtos químicos e perfumes na pele, usar roupas leves e confortáveis, de preferência de algodão, e descansar, podem ajudar nesta situação.

Mitos e verdades sobre as estrias

Roupas apertadas causam estrias?

Não. As roupas por si só não possuem o poder de romper as fibras da pele. Nem é verdade que as calcinhas de tira favorecem o aparecimento delas. As estrias aparecem quando engordamos ou crescemos mais do que a pele pode suportar.

Beber muita água resolve?
Em parte. Beber muita água sem dúvida nenhuma contribui para a sua saúde, mas não é o principal fator de hidratação da pele. A água forma um colchão protetor para as células, além de constituir todos os tecidos do organismo. Aconselha-se tomar pelo menos oito copos de água por dia.

Por que as estrias ficam brancas?

De início, as estrias apresentam uma coloração avermelhada, um sinal de que ainda se encontram inflamadas. Elas adquirem o aspecto esbranquiçado devido ao processo de cicatrização das fibras rompidas.

É verdade que as estrias pioram no inverno?

Mentira. A época do ano e a estação não influem no aparecimento das estrias, que são resultados do rompimento das fibras elásticas. O inverno dá a sensação de agravar o problema apenas porque normalmente a pele costuma ficar mais ressecada nesta época do ano.

Na gestação, adianta iniciar a prevenção no terceiro trimestre?
 

Não. Recomenda-se que a prevenção das estrias comece o quanto antes. A partir do quarto mês deve-se dobrar os cuidados, pois é quando a barriga começa a ter uma maior variação de crescimento. A partir do sétimo mês, quando o estiramento da pele é maior, e principalmente dias antes do parto (devido aos hormônios) o problema pode piorar.

É verdade que quanto mais estrias você tiver na gravidez, mais probabilidade terá de ter uma ruptura da pele no parto normal? 

Não. As estrias são rupturas no colágeno da pele, enquanto as rupturas no períneo ocorrem no músculo, e não há relação entre as duas coisas. A massagem no períneo durante a gravidez é uma das dicas úteis para prevenir as rupturas.

Há tratamentos que fazem as estrias desaparecerem? 

Mentira. Os tratamentos como peeling e aplicações a laser somente deixam as marcas menos visíveis e suaves. Esses processos suavizam as estrias, mas não as eliminam. Ainda, a melhor solução é prevenir sempre.



http://www.estriasegravidez.com.br/estrias/estrias.php - 10:47 - 11/06/2011;




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atenção mamãe, atenção papai!!!

Campanha vacinação contra a pólio 1ª fase

O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza, no dia 18 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para a criança receber mais duas gotinhas contra a pólio. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

domingo, 5 de junho de 2011

Campanha Doe Quilos de Alegria!!!

O Grupo Dose de Alegria convida você a participar da Campanha Doe Quilos de Alegria!!! Para participar basta levar 1kg de alimento não perecível (com exceção de sal) e entregar na sala da professora Fálba Bernadete, que fica no prédio do Centro de Ciências e Saúde (CCS) da UFPE, ou se preferir, entregar ao DOSE de ALEGRIA, que sempre está reunido no Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFar), também na referida instituição de ensino. A sua doação irá ajudar muitas mães e famílias carentes da maternidade do Hospital Agamenon Magalhães  que não tem sua alimentação no dia-a-dia. Todo o alimento arrecadado será entregue em forma de cestas básicas para estas famílias no dia de nossa próxima visita, onde iremos comemorar o dia das mães, distribuindo alegria e informação. Não deixe de participar!!!

sábado, 4 de junho de 2011

Grávida sim, gordinha? Nunca!

Ver a barriga crescer é motivo de orgulho nessa fase. Mesmo assim, toda gestante deve controlar seu peso. 
O Dose de Alegria mostra as medidas ideais e como ficar dentro delas.

Hoje é normal e até mesmo motivo de satisfação expor o abdômen inflado durante a gestação. Porém, na sombra da gravidez se esconde um dado preocupante: dois terços das futuras mamães ganham quilos a mais durante a tão esperada etapa da vida e tendem a ficar obesas após o parto.


Uma das razões desse engordar é psicológico e até mesmo cultural: sabe aquele ditado de que a grávida come por dois? A pediatra Vanessa Liberalesso salienta que “Dobrar a alimentação é errado. Deve haver um acréscimo, mas o feto é pequeno e não precisa de tantas calorias”.




Mas a subida exagerada do ponteiro da balança também ocorre por questões fisiológicas. “Hormônios produzidos pela placenta aumentam a capacidade de armazenamento dos adipócitos, células que estocam a gordura”, completa Maria Edna de Melo, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, em São Paulo. Aí qualquer excesso à mesa vai direto aos pneuzinhos e como conseqüência, gestantes obesas correm mais risco de sofrerem com dores articulares e partos prolongados, entre outras complicações.

Por isso fique atenta ao seu IMC (índice de massa corporal) durante a gestação. Observe o quadro abaixo:


Antes da Gravidez
13ª semana
28ª semana
40ª semana
Peso Adequado
20 a 24,9
20,7 a 25,6
23 a 27,5
25 a 29,1
Sobrepeso
25 a 30
25,7 a 30,4
27,6 a 31,9
29,2 a 33,1
Obesidade
Acima de 30
Acima de 30,4
Acima de 31,9
Acima de 33,1






Só precisamos lembrar que o tamanho do filho e da placenta varia de mulher para mulher, o que limita o cálculo. Por mais que a confirmação de um especialista seja necessária quando o resultado aponta uma eventual obesidade, a estimativa serve para verificar se o ventre está evoluindo como deveria ou se ganhou excessos gordurosos.



Ou seja, ficar atenta ao prato nesse período é ainda mais importante, uma nutrição adequada atenua incômodos que acometem constantemente as grávidas, como a prisão de ventre. Além disso, garante a saúde da gestante durante e após a gestação.





Fontes: