domingo, 28 de novembro de 2010

Medicamentos. Como usar com responsabilidade

No último dia 20/11, o Grupo Dose de Alegria (com um integrante a menos) realizou mais uma visita ao Hospital Agamenon Magalhães para conversar e orientar as mães sobre a problemática da automedicação na população brasileira. Entramos nos alojamentos onde ficam algumas delas se recuperando do parto. Com a nossa colega Poliana Andrade utilizando uma barriga falsa e com algumas cartilhas que são distribuídas pelo Governo do Estado de Pernambuco,  foi feita uma rápida explicação de como se armazena e utiliza os medicamentos em casa. Foi feita a entrega das mesmas, sem esquecer de orientá-las de jamais fazer o uso da automedicação, principalmente durante a gestação. Agradecemos à Direção do Hospital Agamenon Magalhães e de sua Enfermeira Chefe Wanda que nos permitiram subir e deixar realizar este trabalho com entretenimento e muita informação passadas não só para elas, como também para seus(as) acompanhantes de quarto. 




Ao lado, nosso colega David Severino faz a entrega de uma cartilha à uma das mães. Com esta cartilha e este trabalho realizado no Hospital, pode-se evitar o uso excessivo de medicamentos sem a recomendação de um Farmacêutico ou Médico responsável em gestantes, que pode ocasionar o nascimento de bebês prematuros ou com má formações e, até abortos espotâneos.



 Hallison Ranieri explica a função das caixas e embalagens em que se econtram os medicamentos e, de não se partir metade do comprimido para a sua ingestão, costume muito praticado na maioria das residências brasileiras.
 





Estão nesta foto da esquerda para direita: Bruna Rafaela; Hugo Roberto; Thaisa Renata; Maria Cristiane; Poliana Andrade e David Severino. 

Da esquerda para a direita: Hugo Roberto; Hallison Ranieri; Bruna Rafaela (agachada); Thaisa Renata; Maria Cristiane; Poliana Andrade. 
Somos o Grupo Dose de Alegria, visitamos o Hospital Agamenon Magalhães para informar e divertir as mães e acompanhantes que ali se encontram. Esta imagem é de uma equipe forte e unida para combater o uso indiscriminado de medicamentos pelas gestantes e de seus familiares. Esta imagem faltou nossa companheira Raysa Tavares, aqui se faz presente: Poliana Andrade; Thaisa Renata; Maria Cristiane; Bruna Rafaela; Hugo Roberto; Hallison Ranieri e David Severino.
"Não esperes que cheguem as circunstâncias ideais nem a melhor ocasião para atuar, porque talvez não cheguem"

3 comentários:

Anônimo disse...

Como faço para entrar em contato com vocês? Gostei da turma.
Abraços

Maternidade Solidária: Grupo Dose de Alegria disse...

Oi, que bom que você gostou!!! Agradecemos sua visita e seu comentário aqui no Blog, fale sobre a existência do Projeto e desta página na internet com amigos e parentes seus!!! Você poderia nos enviar um e-mail se identificando e podemos conversar sobre o projeto e o Grupo Dose de Alegria. Nosso e-mail para contato é: gdosedealegria@gmail.com
Obrigado, aguardamos seu contato.

Osvaldo disse...

A auto-medicação é perigosa. Se você tiver alguma dor, você consutlar com um especialista. Eu sou um especialista em citopatologia e muitas mulheres estão chegando para a dor feminina. Eu recomendo que você faça o teste primeiro e, em seguida, a medicação é designada.