terça-feira, 26 de julho de 2011

Método Canguru no Brasil

Amor, colo e aleitamento materno. Essa é a combinação chamada de Método Canguru que ajuda no desenvolvimento de bebês prematuros ou de baixo peso.




   Amor, colo e aleitamento materno. Essa combinação - chamada de Método Mãe-Canguru - chegou ao Brasil em junho de 1999. Desde então, bebês prematuros ou de baixo peso são amarrados de forma delicada ao corpo das mães (e agora dos pais) para crescerem e se desenvolverem com mais rapidez (veja o vídeo). O método é adotado como política pública pelo governo brasileiro e por parte das maternidades privadas.

   O método foi criado em 1979 pelo pediatra neonatologista Hector Gomez Martinez, um colombiano que trabalhava no Instituto Infantil de Bogotá. No início, Martinez encontrou dificuldades para convencer os médicos sobre os benefícios da prática, até então vista como restrita a hospitais de regiões desfavorecidas. Mas os resultados surpreenderam em todo o mundo. No Brasil, pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) comparou o uso da incubadora ao Método Mãe-Canguru e constatou que a técnica colombiana possibilita uma melhor evolução dos prematuros e aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê. No Canadá, estudo da McGill University School of Nursing revelou que a posição canguru é eficaz para diminuir a resposta à dor durante procedimentos invasivos. Hoje o Método Mãe-Canguru é reconhecido em todo o mundo. Martinez se tornou consultor do UNICEF e assessor para a Agência de Cooperação Italiana. Foi também premiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o Prêmio Sasakawa pela criação de uma metodologia para o desenvolvimento de um ser humano melhor.




Quer saber mais sobre o Método Canguru no Brasil? Então acesse o link do Ministério da Saúde logo mais abaixo e realize o download do Manual Técnico do Método Canguru:

Nenhum comentário: