sábado, 28 de maio de 2011

Grávidas e lindas

  
Desde a concepção até a amamentação do bebê, o corpo da mãe passa por várias transformações para adapta-se a esta nova vida. Neste período certamente ocorrerão alterações emocionais, uma vez que esta fase é  uma das  experiências de vida mais marcantes para a mulher. Sabendo disso o Grupo Dose de Alegria trás algumas informações  valiosas para contribuir com uma  gestação tranquila e linda.

Cheque algumas dicas!




A gestante pode tingir cabelos?
Embora não existam até o momento estudos conclusivos sobre este assunto, a utilização de produtos químicos (tinturas de cabelo ou similares) nesta fase não é recomendada, pois o contato destas substâncias com o couro cabeludo pode levá-las à circulação sanguínea e, consequentemente, ser tóxico ao feto. Porém você grávida que não quer abrir mão de uma mudança no visual é bom fazê-lo sobre os cuidados de especialista, e tomando o cuidado de não misturar  cosméticos e fazê-lo de forma que ele não entre em contato com o couro cabeludo. Mesmo com todos estes cuidados, esse tipo de  procedimento não deve ser realizado antes de 14-16 semanas de gestação.

A gestante pode consumir bebidas alcoólicas?


O álcool é prejudicial ao bebê e, portanto, não deve ser consumido durante a gravidez. O álcool ingerido pela gestante atravessa a barreira placentária, o que faz com que o feto esteja exposto às mesmas concentrações do sangue materno. Porém, a exposição fetal é maior, devido ao metabolismo e eliminação serem mais lentos, fazendo com que o líquido amniótico permaneça impregnado de álcool não modificado (etanol) e acetaldeído (metabólito do etanol).







Posso usar salto alto?
Essa é uma das perguntas que muitas grávidas mais perguntam. A resposta é não; porque à medida que  a barriga cresce o "ponto de equilíbrio" da mulher também se modifica. Por isso é recomendável dar preferências aos sapatos confortáveis de salto baixo e de base larga, evitando assim a chance de quedas.


O que fazer para diminuir o inchaço das pernas?
Durante o dia, procure usar meias elásticas de média compressão, apropriadas para gestantes. Sempre que possível, também procure manter os pés elevados. Na hora de dormir, procure dormir deitada para o lado esquerdo, pois esta posição favorece a circulação sanguínea diminuindo assim o inchaço.
Quanto tempo após o parto pode-se ter relações sexuais?
Seja parto normal ou cesariano é recomendável que a mulher retorne às atividades sexuais apenas após 40 dias do nascimento do bebê, época em que o organismo já estará bem recuperado.

O Grupo Dose de Alegria espera que essas dicas possam ajudar às mamães e futuras mães a ter uma boa gestação com: qualidade, conforto e muito amor. 

Grupo Dose de Alegria levando uma dose de humor com informação, pra você.



Fontes: Cartilha Bayer Schering Phama ,2007, código: 17006965
              http://somosdivas.blogspot.com/2010/10/gravidas-e-belas-cuidados-de-beleza.html
              http://boaforma.abril.com.br/fitness/body-mind/mamae-saudavel-bebe-feliz-509263.shtml?foto2
              http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbgo/v27n7/a02v27n7.pdf
              http://diariodetreinante.com.br/site/cuidados-na-gestacao/gravidez-e-inchaco/

Um comentário:

Pamella disse...

Meninoooos e (as), o blog tá ótimo!!
As dicas são super úteis e os assuntos de grande importância...

Parabéns pelo trabalho.

obs.: muito legais as fotos de vcs no hospital!

Beeeijos.