segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GENÉRICO; REFERÊNCIA E SIMILAR: VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ELES?

http://aprendendopatologia.blogspot.com/2010/04/diferenca-entre-medicamento-de-marca.html

Caros leitores do DOSE DE ALEGRIA, vocês já devem ter observado as várias enquetes existentes em nossa página. Pois bem, as enquetes são aplicadas com o objetivo de promover uma interação entre vocês, o público que frequenta a Maternidade do Hospital Agamenon Magalhães e nós do DOSE.  Trata-se de um estudo interativo, que é realizado de maneira leve e descontraída, onde recebemos em troca um lindo e carinhoso sorriso das mães; dos acompanhantes dos alojamentos coletivos e dos profissionais.


Em uma visita recente tivemos o prazer de mostrar mais uma vez a força, a sinceridade e a coragem do GRUPO, que vem usando recursos didáticos para transmitir de maneira lúdica, simples e coerente a diferença existente entre os medicamentos genéricos, referência e o similar, assim como questionamos o grau de confiança do remédio genérico. O que nos chamou bastante atenção foi ouvir as próprias pacientes e acompanhantes informarem que tem a preferência pelo medicamento de marca, assim como a sua confiança, mesmo algumas tendo o conhecimento da composição do medicamento genérico e o de marca. Como estudantes de Farmácia, preocupados com a saúde da população esclarecemos as dúvidas que persistiam na manhã de nossa visita. Quer saber sobre a diferença entre o GENÉRICO; REFERÊNCIA e SIMILAR? Aqui vai mais ou menos o que falamos naquela manhã:

  1.  MEDICAMENTO GENÉRICO: O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo princípio ativo – na mesma dose e forma farmacêutica – de um medicamento de referência. Também é administrado pela mesma via e tem indicação idêntica. E o mais importante: é tão seguro e eficaz quanto o medicamento de marca, mas em geral custa menos.
  2.  MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA: São normalmente medicamentos inovadores, cuja segurança, eficácia e qualidade foram comprovadas cientificamente, por ocasião do registro junto ao Ministério da Saúde, através da ANVISA. São os medicamentos que, geralmente, se encontram há bastante tempo no mercado e tem uma marca comercial conhecida.
  3.   MEDICAMENTO SIMILAR: Os similares são medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência (ou marca), mas não tem sua bioequivalência com o medicamento de referência comprovada. 

Agora vocês se perguntam o que é BIOEQUIVALÊNCIA? E nós aqui do GRUPO DOSE DE ALEGRIA com o auxílio de fontes confiáveis respondemos pra vocês. Um teste de bioequivalência consiste na demonstração de que o medicamento genérico e seu respectivo medicamento de referência apresentam a mesma biodisponibilidade no organismo, ou seja, a quantidade absorvida e velocidade do processo de absorção do fármaco liberado à forma farmacêutica administrada.


COMO IDENTIFICÁ-LOS ENTÃO?

http://farmaaline.blogspot.com/2011/05/voce-sabe-diferenciar-medicamento.html

É simples, apenas os medicamentos genéricos contêm em sua embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo que os identifica, a seguinte frase: “Medicamento genérico – Lei 9.787/99”. Os demais medicamentos não possuem esta identificação. 

Se ainda existem dúvidas, procure conversar com um profissional farmacêutico, pois ele tem um papel mais relevante, além de contribuir para o uso racional e adequado dos medicamentos e, o consumidor ganha acesso à informação e medicamentos de qualidade a um preço bem menor.


É o GRUPO DOSE DE ALEGRIA levando um pouco de informação às mães do HAM e também à população.




                         
        DOSE CERTA, ALEGRIA SEMPRE


Sites consultados:

Brechó Saltos & Botões: 
http://saltosebotoes.blogspot.com - imagem 2;
Farmª Aline: http://farmaaline.blogspot.com - imagem 3;

Patologia & Patologia: http://aprendendopatologia.blogspot.com - imagem 1;
Portal Farmacêutico: http://pfarma.com.br



Nenhum comentário: