segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Saiba o que fazer para deixar o peito preparado para a amamentação

Peito preparado

Amamentar não é só colocar o bebê no seio. Saiba o que você deve fazer para que esteja preparada na hora da mamada  

Por Marianna Perri, filha de Rita e José

O peito da mulher foi feito para dar de mamar, mas até ele precisa estar preparado para a hora que o bebê nascer e precisar se alimentar. E há muito que fazer para que a amamentação ocorra sem problemas para a mãe. Além da alimentação, vitaminas e outros detalhes que você deve se preocupar durante a gestação, preste atenção nos mamilos, área sensível do corpo, mas que terá que se adaptar à mamada do pequeno. Existem vários tipos de mamilos, que podem ajudar ou atrapalhar a amamentação. O tipo mais comum é o mamilo obtuso, com o bico saltado. Mas existem mulheres que têm o mamilo plano ou invertido, que podem dificultar a amamentação. Nestes casos, é importante que a mãe converse com seu obstetra e comece um tratamento no oitavo mês de gestação, com o uso de conchas específicas para ajudar o desenvolvimento do mamilo. As conchas de silicone devem ser usadas por debaixo do sutiã durante o dia. A concha tem uma abertura, arejada, que faz pressão no seio e “suga” o mamilo para esta cavidade. A concha ainda pode ser usada se o leite da mãe está vazando. Ela coleta o excesso, e mantém o seio seco, evitando as fissuras. Além do objeto, você pode fazer exercícios manuais para o desenvolvimento do mamilo, fazendo movimentos circulares no seio, e puxando o mamilo para que ele se solte e fique menos sensível. A pele da região também precisa estar preparada e menos sensível. Algumas receitas caseiras podem funcionar, como passar uma toalha úmida, escova de dentes ou bucha vegetal, com muito cuidado, durante o banho. Também é indicado que as mães tomem sol nos mamilos antes do parto, mas preste atenção nos horários: só fique exposta de manhã e o no final da tarde. Estas técnicas não impedem que você dê de mamar ao bebê, mas farão com que você sinta menor dor e incômodo durante os primeiros dias da amamentação. Até as mães que fizeram procedimentos cirúrgicos nas mamas, como redução ou próteses, conseguem amamentar, mesmo com maior dificuldade.

Quer dicas para uma amamentação correta?! Então assista ao vídeo a seguir, ele é muito e instrutivo e é sempre bom aprender truques.



Matéria retirada do site da Revista Pais&Filhos às 08h:17min da manhã, horário local, do dia 23/01/2012
Link: http://revistapaisefilhos.com.br/sendo-pais/aprendendo-a-ser-pai-e-mae/peito-preparado
Link vídeo Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=TH-mepjCGa4&feature=related - pesquisado no dia 30/01/2012, às 20h43min.


Nenhum comentário: