sábado, 4 de junho de 2011

Grávida sim, gordinha? Nunca!

Ver a barriga crescer é motivo de orgulho nessa fase. Mesmo assim, toda gestante deve controlar seu peso. 
O Dose de Alegria mostra as medidas ideais e como ficar dentro delas.

Hoje é normal e até mesmo motivo de satisfação expor o abdômen inflado durante a gestação. Porém, na sombra da gravidez se esconde um dado preocupante: dois terços das futuras mamães ganham quilos a mais durante a tão esperada etapa da vida e tendem a ficar obesas após o parto.


Uma das razões desse engordar é psicológico e até mesmo cultural: sabe aquele ditado de que a grávida come por dois? A pediatra Vanessa Liberalesso salienta que “Dobrar a alimentação é errado. Deve haver um acréscimo, mas o feto é pequeno e não precisa de tantas calorias”.




Mas a subida exagerada do ponteiro da balança também ocorre por questões fisiológicas. “Hormônios produzidos pela placenta aumentam a capacidade de armazenamento dos adipócitos, células que estocam a gordura”, completa Maria Edna de Melo, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, em São Paulo. Aí qualquer excesso à mesa vai direto aos pneuzinhos e como conseqüência, gestantes obesas correm mais risco de sofrerem com dores articulares e partos prolongados, entre outras complicações.

Por isso fique atenta ao seu IMC (índice de massa corporal) durante a gestação. Observe o quadro abaixo:


Antes da Gravidez
13ª semana
28ª semana
40ª semana
Peso Adequado
20 a 24,9
20,7 a 25,6
23 a 27,5
25 a 29,1
Sobrepeso
25 a 30
25,7 a 30,4
27,6 a 31,9
29,2 a 33,1
Obesidade
Acima de 30
Acima de 30,4
Acima de 31,9
Acima de 33,1






Só precisamos lembrar que o tamanho do filho e da placenta varia de mulher para mulher, o que limita o cálculo. Por mais que a confirmação de um especialista seja necessária quando o resultado aponta uma eventual obesidade, a estimativa serve para verificar se o ventre está evoluindo como deveria ou se ganhou excessos gordurosos.



Ou seja, ficar atenta ao prato nesse período é ainda mais importante, uma nutrição adequada atenua incômodos que acometem constantemente as grávidas, como a prisão de ventre. Além disso, garante a saúde da gestante durante e após a gestação.





Fontes:

Nenhum comentário: