sábado, 11 de junho de 2011

Estrias: O que são? Porque e quando aparecem? Como prevenir? Mitos e verdades sobre estrias, as tão temidas pela maioria das grávidas.

O grupo Dose de Alegria procurando sempre deixar as futuras e já experientes mamães bem informadas traz esta semana um assunto que é muito discutido entre elas e seus obstetras após descobrir sua gravidez: as ESTRIAS. Então tire suas dúvidas de como evitar; o que são e como elas surgem. Para começar:


O que são estrias?

As estrias são uma resposta ao estiramento cutâneo. O que acontece é que as fibras elásticas e de colágeno que sustentam e dão resistência à pele se rompem e depois forma-se uma espécie de cicatriz. Além do crescimento rápido da barriga e dos seios, sabe-se que os hormônios que se multiplicam na gravidez influenciam o seu aparecimento.

Porque e quando aparecem?

Um dos maiores temores das mulheres na gestação, as estrias costumam aparecer à medida que você ganha peso e, sobretudo, na segunda metade da gravidez. Neste período, não apenas a superfície da pele estica, mas como, conforme a mamãe aumenta de tamanho, pequenas rupturas ocorrem nas camadas mais profundas da pele, o que ocasiona uma alteração do colágeno, que é o que dá elasticidade à sua pele. As estrias afetam 50-90% das gestantes e aparecem na segunda metade da gestação, ainda que podem também aparecer bem mais cedo. A maioria das mulheres desenvolve estrias já na primeira gravidez, ainda que também haja algumas que não desenvolvam estrias antes de gravidezes posteriores. A causa das estrias da gravidez (estrias por distensão) não é conhecida com exatidão, porém esta é relacionada com mudanças na força e elasticidade das fibras elásticas e de colágeno da pele. As estrias por distensão são associadas ao estiramento excessivo da pele, com aumento da tensão da mesma. Os hormônios (estrogênios, relaxina e glicocorticóides, principalmente) ocasionam mudanças estruturais na pele, que também diminuem a adesividade entre suas fibras de colágeno. A genética determina características importantes como a resistência e a flexibilidade da pele, e isto pode explicar porque algumas mulheres não são afetadas. Em mulheres na primeira gestação, há aparentemente 3 fatores de risco para o desenvolvimento de estrias severas: ser adolescente (pois tem peles mais frágeis e mais propensas à ruptura), grande aumento de peso (>15 kg) e peso elevado do recém-nascido. As estrias da gravidez, que tipicamente se apresentam em mulheres jovens saudáveis, frequentemente causam baixa auto-estima. Ainda que não signifiquem um risco à saúde, elas podem ter um alto impacto psicológico na mulher e ocasionar a busca por tratamentos dolorosos e caros, na maior parte das vezes sem resultados. Atualmente, as estrias são um problema para o qual não existe um tratamento estabelecido, ainda que muitas vezes caro e incômodo. Por isso, deve-se dar uma maior importância ao enfoque preventivo.

Como se pode prevenir  

Estria não se cura, se previne. A melhor arma para evitá-las, em primeiríssimo lugar, é a hidratação. Não tem muito jeito, você não poderá impedir que sua barriga cresça e sua pele estique. Por isso, o ideal é, assim que souber da gravidez, começar a usar cremes específicos para estrias - capazes de agir na derme e prevenir a ruptura das fibras de colágeno - diariamente, se possível duas vezes ao dia. Além do creme preventivo, a gestante deve também estar atenta ao ganho de peso e evitar que ele seja acima do recomendado (até 12 quilos). Engordar muito e em pouco espaço de tempo acarreta na distensão abrupta da pele possibilitando, assim, o aparecimento das temidas listrinhas indesejáveis. Contudo, ao pensar em usar um produto é importante que ele seja seguro para a mãe e para o bebê, com ingredientes já testados para a ocasião e indicados por um profissional. A prática de exercícios moderados e adoção de uma dieta equilibrada – sem exagerar nas frituras, no sal, nas gorduras trans, nos refrigerantes e nos doces – são também formas importantes de prevenir as estrias e de garantir uma gravidez tranquila. Como coadjuvantes, evitar produtos químicos e perfumes na pele, usar roupas leves e confortáveis, de preferência de algodão, e descansar, podem ajudar nesta situação.

Mitos e verdades sobre as estrias

Roupas apertadas causam estrias?

Não. As roupas por si só não possuem o poder de romper as fibras da pele. Nem é verdade que as calcinhas de tira favorecem o aparecimento delas. As estrias aparecem quando engordamos ou crescemos mais do que a pele pode suportar.

Beber muita água resolve?
Em parte. Beber muita água sem dúvida nenhuma contribui para a sua saúde, mas não é o principal fator de hidratação da pele. A água forma um colchão protetor para as células, além de constituir todos os tecidos do organismo. Aconselha-se tomar pelo menos oito copos de água por dia.

Por que as estrias ficam brancas?

De início, as estrias apresentam uma coloração avermelhada, um sinal de que ainda se encontram inflamadas. Elas adquirem o aspecto esbranquiçado devido ao processo de cicatrização das fibras rompidas.

É verdade que as estrias pioram no inverno?

Mentira. A época do ano e a estação não influem no aparecimento das estrias, que são resultados do rompimento das fibras elásticas. O inverno dá a sensação de agravar o problema apenas porque normalmente a pele costuma ficar mais ressecada nesta época do ano.

Na gestação, adianta iniciar a prevenção no terceiro trimestre?
 

Não. Recomenda-se que a prevenção das estrias comece o quanto antes. A partir do quarto mês deve-se dobrar os cuidados, pois é quando a barriga começa a ter uma maior variação de crescimento. A partir do sétimo mês, quando o estiramento da pele é maior, e principalmente dias antes do parto (devido aos hormônios) o problema pode piorar.

É verdade que quanto mais estrias você tiver na gravidez, mais probabilidade terá de ter uma ruptura da pele no parto normal? 

Não. As estrias são rupturas no colágeno da pele, enquanto as rupturas no períneo ocorrem no músculo, e não há relação entre as duas coisas. A massagem no períneo durante a gravidez é uma das dicas úteis para prevenir as rupturas.

Há tratamentos que fazem as estrias desaparecerem? 

Mentira. Os tratamentos como peeling e aplicações a laser somente deixam as marcas menos visíveis e suaves. Esses processos suavizam as estrias, mas não as eliminam. Ainda, a melhor solução é prevenir sempre.



http://www.estriasegravidez.com.br/estrias/estrias.php - 10:47 - 11/06/2011;




Nenhum comentário: